PROJETOS

RELATÓRIOS DOS TRABALHOS REALIZADOS

Relatório das Atividades da Unimil – Congo África -2007/2013

 

 

Relatório das Atividades da Unimil – Início do Projeto Congo África -2007/2013

 


Maio /2007 - Primeira viagem Missionária no Congo.

 Pr. Estefson Silveira e Pr. Allan Ilunga viajam ao continente africano com destino a RD do Congo e o resultado dessa visita foi o seguinte:

- Implantação das primeiras turmas do Projeto Trainning Pastors and Leaders da Unimil em Lubumbashi e Kolwezi.
Nesta mesma data, foram doadas 5 Bicicletas a obreiros , um violão elétrico e ajuda financeira para algumas famílias muito carentes naquela região. Nesta ocasião foram matriculados no Curso de Teologia, 67 candidatos ao Pastorado; Curso esse, dirigido e ministrado pela UNIMIL.
De volta aos EUA, foi realizado em Boston, o I JANTAR MISSIONÁRIO com a finalidade de angariar recursos para o PROJETO CONGO.

 2008

A viagem foi marcada com a presença de novos companheiros.
Pastores: Pr. Marcio Ribeiro, Wudson Gete; Ademar Neto, Estefson Silveira, Missionárias: Fabricia Silveira, Ifeyinwa Amalu e o Pr. Allan Ilunga, de volta ao Congo para abraçar grandes desafios.
Nesta viagem, nasce o PROJETO NOEMI ocasião em que foram doadas 12 máquinas de costura para as viúvas do referido Projeto.
Ainda nesta data, fizemos a primeira visita à ESCOLA SALAMA, e foram distribuidos os presente levados por todos: calçados e materiais escolares e de higiene pessoal para mais de 500 crianças.
Foram distribuídas também nesta data, 60 bicicletas aos pastores recém-formados e líderes locais do Projeto Trainning Pastors and Leaders. Foi um tempo de benção , no qual os primeiros 49 Pastores formados pela Unimil foram graduados e mais 100 novos alunos foram matriculados no Curso de Teologia.

 No mesmo ano Pr. Estefson Silveira retornou ao Brasil na companhia dos Prs: Fonseca Lopes Martins de Luanda (Angola) e João Luis (Pretória África do Sul), onde participaram da Conferência Missionária da Igreja Batista Filadelfia em Vitória - ES.

Nesta ocasião dois casais foram consagrados ao Ministério de Missões, incluindo casal Adenauer e Glória Rodrigues Corrêa que se uniram ao Projeto Congo da UNIMIL.

 De volta aos EUA, foi realizando em Boston, o II Jantar Missionário com dezenas de pastores e centenas de parceiros prestigiando a obra missionária na RD do Congo - África.

 2009

RD do Congo - Foi realizada mais uma formatura de novos Pastores, Líderes e foram iniciadas novas Turmas para o Curso de Teologia em diferentes cidades do Congo.

A Unimil na pessoa de seu presidente Pr. Estefson Silveira, seguiu viagem e visitou Angola, onde pregou em várias igrejas e tomou conhecimento do desafio para povo de Deus naquela nação. Na passagem de volta por Pretória – África do Sul, ministrou a Palavra naquela cidade e em Cape Town.

De volta aos EUA, foi realizado em Boston o III Jantar Missionário com a presença de centenas de amigos e irmãos cooperadores da missão.

Neste ano a UNIMIL fez convites a várias pessoas do Brasil, com vistas a preparação da organização da Entidade naquele país. A viagem por 30 dias na pessoa de seu Presidente Estefson Silveira, ocorreu em novembro e organização da UNIMIL BRASIL, aconteceu no dia 1 de dezembro daquele ano.

 2010  - ANO DA TRANSFERÊNCIA DO PR. ALLAN E SUA FAMÍLIA PARA ZAMBIA.

Muitos desafios, principalmente financeiros; onde pudemos ver a fidelidade do Senhor em nossas vidas. Neste ano a UNIMIL realizou uma grande Conferência na capital do Congo, Kinshassa; iniciando ali o Primeiro Centro De Formação De Pastores. Esta data foi marcada pela presença de vários pastores do Brasil tais como:

Prs. Wudson Gete, Wilson, Heverton Scheideguer, Ozenir Correia e João Luis (África do Sul), que aceitaram acompanhar o Pr. Estefson Silveira para conhecer os desafios do Projeto Congo. Todos levaram sua contribuição e foram distribuídos:
2 Geradores de Energia, bicicletas, e suporte para vários ministérios locais.

Em Lubumbashi mais uma formatura foi realizada com a graduação de dezenas de pastores. Já em Kolwezi, além da formatura dos pastores, foi realizada a primeira reunião oficial da UNIMIL com a escola e selado oficialmente o inicio do Projeto ESCOLA SALAMA.

Na ocasião, foi feita a doação de uma motocicleta ao Pr. Muluwa – diretor da escola - para atender uma vila que hoje tem um grande numero de cristãos.

No mesmo ano a UNIMIL esteve presente no Japão, na pessoa de seu presidente Estefson Silveira, acompanhado do Pr. João Luis - da África do Sul- na grande Conferência Mundial De Missões. A UNIMIL também esteve visitou o campo missionário de Moçambique, e distribuiu posteriormente no Congo, através da doação do irmão Anton da África do Sul , mais de 15 mil Bíblias em francês.

 De volta aos EUA, foi realizado em Boston o IV Jantar Missionário com a presença de centenas de amigos e irmãos cooperadores da missão.

 2011
De volta à nossa jornada na África, desta vez na companhia do Pr. Sergio Miranda do Min. Assembleia de Deus em Quincy. Aproveitando o ensejo, visitaram o Pr. Allan em Zambia de onde seguiram viagem para o Congo e ali puderam celebrar a formatura de 120 novos pastores de diferentes Centros da Unimil. Nesta data foi oficializado em Cartório, o compromisso da Unimil com a ESCOLA SALAMA.
Com este acordo, a Escola passou a ser propriedade das 2 entidades, ficando a UNIMIL com a responsabilidade da contrução da nova Escola Salama.

Na volta aos EUA, foi realizado o V Jantar Missionário em Boston, com centenas de participantes.

De janeiro a Março deste mesmo ano, foi feita pela UNIMIL uma Campanha, em prol dos desabrigados das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro. O montante arrecadado foi enviando ao Pr. Carlos Emilio Cardoso e Padre Denis Bispo ambos da cidade de Petrópolis, no valor de $2500,00 (Dois Mil E Quinhentos Dólares) para cada um deles, com a finalidade de socorrer 2 viúvas que perderam parte da família e todos bens materiais incluindo suas casas. A doação foi recebida com muita alegria e o obejetivo alcançado conforme correspondencia enviada à Unimil.

2012

Volta ao Congo com um grupo maior!
De Boston tivemos o Pr. Samarone Soares e do Brasil os pastores:, Wudson Gete, Ademar Neto, Heverton Scheideguer e Alex Fabian, que juntamente com os Prs. Estefson Silveira e Allan Illunga, participaram da Conferência Missionária na capital Kinshassa, e seguiram para Lubumbashi e Kolwezi. Desta vez todos os Projetos foram tremendamente abençoados. O PROJETO NOEMI recebeu uma ajuda muito grande através da igreja do Pr. Samarone. A Vila de Mulwa também recebeu recursos para construir uma sala de aula para alunos que nunca foram a escola e também foram comprado mais dois Geradores de energia .

Visitamos também e contratamos a Empresa que estará abrindo um Poço Arteziano na escola Salama.
A previsão de entrega vai até o fim do mês de setembro de 2013.

Neste ano a Unimil voltou à Angola, realizando uma Conferência Missionária com varias denominações e ministrando em várias igrejas, onde muitas almas se renderam ao Senhor Jesus.
Durante nossa viagem, mais uma vez presenciamos a rendição de 15 almas dentro do ônibus em que viajávamos, algo que aconteceu no ano de 2011 com a presença do Pr. Sergio Miranda.

Na volta aos EUA, foi realizado em Boston VI Jantar Missionário com as visitas e apoio de dezenas de missionárias do estado de Massachussets.

2013 
Neste ano, houve muitos conflitos na RD do Congo e por razões de segurança, não foi feita a nossa viagem anual, porém foi realizado em Fevereiro o VII Jantar Missionário na cidade de Ryannes em Cape Town, com a presença de centenas de amigos e irmãos cooperadores da Missão.

Em março, Pr. Estefson Silveira, volta ao Brasil para a Assembléia extraordinária da UNIMIL BRASIL e divulgação nos seguintes Capitais e cidades:  Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Vitória-ES, na companhia dos missionários da BASE UNIMIL BRASIL, Adenauer e Glória Corrêa que virão em abril aos EUA por um período de 6 meses para ajudar na criação do Website da UNIMIL e na produção de materias de divulgação e apresentação do programa "Radio Presença" na 1230 AM WESX.

Resumindo o que ja foi feito desde a sua criação até o presente ano, a Unimil já conta com 6 (seis) Centros de Ensino em 4 (quatro) cidades no Congo:
Lubumbashi, Kassumbaleza, Kolwezi e Kinshassa, com um total de 150 novos alunos matriculados.

Através do Seminário da Unimil em parceria com a African Leadership e BTCP – Bible Trainning Center of Pastors e Igrejas parceiras no Brasil e EUA, mais de 530 alunos já concluíram o Curso Básico de Teologia. Mais de 60 % estão pastoreando uma igreja e dezenas de novas Igrejas foram plantadas pelos pastores formados pela Unimil.
Centenas de almas já se entregaram a Cristo através dos obreiros preparados em nosso Centro de Treinamento e Ensino e já foram realizadas 4 grandes Conferências de auxílio e suporte aos ministérios no Congo atendendo mais de 800 pastores, trabalho esse supervisionado de perto pelo Pr. Allan Illunga, nosso missionário de campo residente na África.

Dia 04/09/2013

O Site da UNIMIL finalmente está online! 
Mesmo ainda em fase de ajustes já podemos compartilhar com todos pela INTERNET, o PROJETO CONGO!

Sexta-feira dia 06 de setembro
MAIS UMA BOA NOTÍCIA!

Nesta data, tivemos através do Pr. Allan Illunga, nosso missionário em Kolwezee, a grata notícia de que o poço artesiano que estava em perfuração dentro dos muros da ESCOLA SALAMA, finalmente ficou pronto e dentro do prazo previsto.
Essa será a Fonte de água que irá suprir as necessidades de nossas crianças e de toda a Escola; incluindo todos os adultos que irão desenvolver atividades educacionais e/ou recreativasdo Projeto.
Louvado Seja o Senhor por mais essa preciosa benção para nossos irmãos congoleses!